• menu
  • logo instagram
  • logo facebook

Sou Sandra Mantovani, deixo meu e-mail a disposição, se alguém desejar trocar ou saber mais informações terei o maior prazer em responder.

Esse espaço foi criado com o intuito de relatar algumas experiências na Itália. Metade do ano vivo ali, pertinho de Roma, e a outra metade, em São Paulo.

Possuo uma pequena produção de azeite de oliva naquele país e também sou Asseggiatrice – Degustadora de Azeite – com certificado da O.N.A.O  (Organizazione Naziolale d´ Olio), Itália.

Apresento aqui pequenas dicas, espero que sejam úteis.
Começo pela Toscana e, aos poucos, abro novos espaços para outras regiões da Itália.

Se você desejar saber mais sobre a Itália visite o site: www.visitandoaitalia.com.br

Sandra Mantovani sandramantovani@terra.com.br

TOSCANA

         A viagem está programada para julho ou agosto? Prepare-se para o calor intenso, pois as cidades mais visitadas estão sempre repletas de turistas do mundo todo. Fiz a Toscana de moto e considero indescritível a beleza daquele lugar. Se você tem espirito aventureiro, alugue uma e conheça a Bella Itália. Garanto que será uma viagem emocionante e inesquecível.

As agências de turismo possuem roteiros muito parecidos mas, com criatividade, é possível sair da rota e fazer uma viagem inusitada.

A cidade de San Gimignano está praticamente inserida em todos os roteiros de quem visita a Toscana. Deixe-se seduzir por esse lugar e fique pelo menos duas noites hospedado ali. Na praça principal (Piazza della Cisterna) está o hotel La Cisterna, onde fiquei hospedada, reserve um dos apartamentos com sacada, a vista  da cidade e dos campos Toscanos é magnifica. Não tenha medo de pechinchar, fui em agosto, altissima temporada, e paguei muito pouco pela estadia.
Estacionar na Itália é sempre um problema em qualquer epóca do ano, durante as férias de verão é quase impossível, se você decidiu se aventurar com a moto o problema está resolvido, no hotel La Cisterna têm espaço gratuito para sua duas rodas, é uma comodidade e tanto, pois os estacionamentos para carros estão fora dos muros de San Gimignano.
Visite as torres, explore o máximo as ruelas dessa cidade, você encontrará, sempre, alguém tocando um instrumento e outros tantos artistas exibindo a sua arte pelas praças e jardins.
A noite ali é mágica, começe com um bom restaurante, entre tantos eu indico dois: Quattro Gatti (peça uma salada de carpaccio com maça, rucúla e aceto balsâmico reduzido), maravilhosa, e  também o Vecchia Mura, massas deliciosas (fotos abaixo), depois caminhe pelas vielas, sente nas escadinhas que rodeiam a cisterna localizada no meio da Piazza principal, a sensação é de que voltamos no tempo…
San Gimignano é para se ver aos poucos, curta com calma e aproveite o máximo a energia desse lugar.
Ahh!! E não deixe de experimentar o sorvete da Gelateria di Piazza, de Sergio Dondoli, (Piazza della Cisterna), são deliciosos…

SanGeminiano SanGeminiano1
VecchiaMura Quatrogatti

Vizinho a San Gimignano temos a cidade etrusca de Volterra (fotos), estando lá vá ao Museu Etrusco Guarnacci.

 Volterra1 Volterra2

A 74 Km de Volterra está Vinci, cidade natal de Leonardo da Vinci, é emocionante caminhar pela casa onde nasceu o artista.
Visite o Museu Ideale Leonardo da Vinci, ali estão expostas várias réplicas de suas invenções geniais.
Passeando pela pequena Vinci procure por um relógio de madeira que trabalha com pêndulos e engrenagens, é uma cópia muito bem feita (fotos).

 CasaLeornarddaVinci MuseLeonardodaVinci
 Leonardo RelogioLeonardo

A cidade de Pitigliano, província de Grosseto, geralmente não faz parte dos roteiros. Se você alugou o carro ou a moto, faça um passeio até lá, é um cartão postal (fotos).

 Pitigliano Pitigliano1

Dispensam comentários as famosas: Firenze, Siena, Montalcino, Montepulciano, Lucca, Pisa, etc.

Mas caminhando pelas estradas Toscanas você encontrará, com certeza, paisagens como as de: Porto Ercole, Porto Santo Stefano, as inúmeras plantações de uvas , azeitonas e outros belos lugares como algumas fotos abaixo.

 Portosansthefano UvasToscana
 CamposMontepulcino  PortoErcole
 BasilicaMontepulcino  TorresSanGeminiano

A Toscana é também famosa pela sua produção de vinhos e azeites, dois roteiros que merecem uma página especial.

Um abraço e até a próxima

Sandra Mantovani